ASSINE
search button

Amigo de Aécio, Accioly negocia delação com Lava Jato

Compartilhar

O empresário Alexandre Accioly, sócio da Bodytech, amigo do senador Aécio Neves (PSDB-MG), iniciou conversas com procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato para um acordo de delação premiada. O foco dos relatos seriam acusações de corrupção e lavagem de dinheiro que envolveriam Aécio. O tucano chegou a ser afastado do Senado em maio por determinação do ministro Edson Fachin, mas retornou em julho.

Accioly foi citado na delação de Henrique Valladares, ex-diretor da área de energia da Odebrecht. De acordo com Valladares, a empresa pagou propina a Aécio por meio de uma conta do empresário em Cingapura, no Sudeste Asiático. O dinheiro seria para comprar o  apoio do PSDB ao consórcio que a Odebrecht liderava no leilão das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau.

"Então, o Dimas [Toledo, ex-diretor de Furnas e homem de confiança de Aécio] me traz um papelzinho com o nome do Accioly. Eu sabia que era amigo do governador [Aécio]. Eu me recordo que é em Cingapura a conta", disse Valladares. As informações são da Folha

Na ocasião, Accioly negou ser o "titular de recursos de qualquer conta ou estrutura financeira em Cingapura". Aécio também alegou que as afirmações eram falsas.

Accioly é padrinho de um dos filhos do senador tucano. Na BodyTech, ele tem como sócio o deputado federal Fábio Faria (PSD-RN), citado na delação de três executivos da Odebrecht e na delação de Ricardo Saud, executivo da JBS.

>> MPF vai investigar Alexandre Acciolly, apontado como operador de Aécio Neves

>> Aécio Neves diz que vive situação 'kafkiana'

>> Ex-PSDB, Alexandre de Moraes é novo relator de inquérito de Aécio Neves

>> Gilmar diz que não se sente “nada impedido” em relatar inquérito contra Aécio

>> Em gravação, Perrella cita a Aécio episódio de helicóptero com cocaína

>> Áudio mostra Aécio dando bronca em Perrella por declaração "escrota"

>> "Fui vítima de uma armadilha", diz Aécio Neves em volta ao Senado