ASSINE
search button

'The Guardian': Brasil vive problemas não tão sérios quanto Venezuela

Jornal publicou artigo de resposta do embaixador do Brasil no Reino Unido 

Compartilhar

Na última semana, o jornal britânico The Guardian publicou um artigo comparando a situação do Brasil com a da Venezuela, com alto índice de criminalidade, desemprego, fome, recessão e falta de democracia.

Em resposta, o embaixador do Brasil no Reino Unido escreveu o texto abaixo, publicado na íntegra na edição do diário desta quinta-feira (17). 

No link abaixo, o texto que deu início à discussão. 

> > 'The Guardian': Por que falta de democracia da Venezuela tem mais repercussão que do Brasil?

"Ao equiparar a situação política no Brasil com o que está acontecendo na Venezuela, Julia Blunck distorceu seriamente as realidades contrastantes dos dois países.

No Brasil, o presidente Michel Temer assumiu o cargo no ano passado como resultado de um processo constitucional, sob o domínio da lei e o escrutínio direto do judiciário.

Na Venezuela houve uma ruptura da ordem democrática, amplamente condenada pela comunidade internacional. Na verdade, a Venezuela foi suspensa pelo Mercosul com base na cláusula democrática do bloco comercial sul-americano.

No Brasil, apesar dos problemas que enfrentamos, a força de nossas instituições democráticas e republicanas tem sido evidentes. Nossas instituições estão funcionando normalmente - com uma imprensa livre e uma proteção estrita das liberdades individuais. Ao contrário da Venezuela, não há prisioneiros políticos.

A crise política, econômica e social que o Brasil sofreu recentemente, inclusive sob o governo de Temer, enfrenta o respeito absoluto das leis e nossas instituições, dentro de um contexto de diálogo e transparência.

No que diz respeito à posição do Brasil em relação à Venezuela, somos um dos países que realizaram extensos esforços diplomáticos para restaurar a calma e a estabilidade ao nosso vizinho do norte e ajudar a encontrar soluções para seus graves problemas sociais e humanitários".

Eduardo dos Santos

Embaixador do Brasil no Reino Unido

> > The Guardian