ASSINE
search button

'Bloomberg': Rodrigo Maia continua negando que planeja substituir Temer 

Texto diz que o provável substituto do presidente do Brasil diz que não quer o emprego 

Compartilhar

Matéria publicada nesta quinta-feira (27) analisa que o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, Rodrigo Maia é, de fato, o primeiro da linha sucessória de Michel Temer, se este seguir o caminho de sua antecessora, Dilma Rousseff e for afastado de seu cargo. 

Na próxima semana, Maia presidirá uma votação sobre se Temer será julgado por acusações de corrupção. Maia também tem o poder de aprovar os pedidos de impeachment do presidente para iniciar o processo, lembra a Bloomberg.

A verdade é que ele se recusou a sofrer especulações no Congresso Nacional e na mídia, que insiste em questionar se ele quer destronar Temer. Nem nas suas próprias declarações, nem fala nada sobre o fato de que o padrasto de sua esposa, Wellington Moreira Franco, é de um dos assessores mais próximos de Temer. O orador continua a ser o provável líder da política no maior país da América Latina.

"É uma questão de estar no lugar certo no momento certo", disse Ivan Valente, legislador do Partido do Socialismo e da Liberdade. As circunstâncias podem dar-lhe o poder, "mesmo se você é alguém sem muita presença, carisma ou apoio" entre o eleitorado.

De fato, Maia, de 47 anos, pode não parecer à primeira vista o ideal presidencial. Ele fala pouco, sendo quase tímido e ocasionalmente exibe um tique nervoso. Conhecido por ataques de mau humor, como quando ele amaldiçoou um deputado e empurrou outro durante um protesto contra uma lei de reforma trabalhista. Ao ser questionado sobre o grande desafio de seu filho, Cesar Maia, ex-prefeito do Rio de Janeiro, teve uma resposta rápida: "Controlando as emoções".

Alguns se perguntam se Maia tem o poder de liderança de um veterano como Temer, 76, que ainda está pendurado no cargo, apesar da crescente oposição entre os legisladores e popularidade de um único dígito nas pesquisas de opinião nacionais. 

"Maia não tem as habilidades de negociação de Temer", disse Jason Vieira, economista-chefe da Infinity Asset Management. "Não tenho certeza de qual outro político possa sobreviver a uma situação como essa".

Ambiente polarizado

Por tudo isso, Maia tem fãs na câmara, onde foi eleito pela primeira vez por uma ampla margem de votos há um ano. Embora seu hábito de mudar repetidamente sua mente sobre os horários de votação enfureça alguns, fazendo com que as matérias se acumulem, pode ser perspicaz, disse Miro Teixeira, legislador de longa data da Rede. "O atraso mantém as partes interessadas incômodas e começam a buscar alternativas. Dessa forma, ele oferece favores para as pessoas ".

Em um ambiente político polarizado, com cerca de 26 partidos na câmara, a acessibilidade da Maia aos legisladores de todo o espectro ideológico é um recurso poderoso. 

"Rodrigo costumava ser muito introvertido quando se tratava de deputados, mas seu estilo realmente mudou". Agora, "ele está vendo a possibilidade de se tornar presidente", disse Julio Delgado, legislador do Partido Socialista Brasileiro.

Bem, talvez um dia. "Posso me ver como candidato em duas ou três eleições", disse ele à TV. "Mas, a curto prazo, ser presidente da Câmara me dá a chance de realizar sonhos que eu nunca pensei que poderia".

"Por minha parte, não houve nenhuma tentativa de pôr em risco o presidente Michel Temer", disse Maia. Mas ele também disse que, considerando as realidades políticas, é mais importante ser visto como um líder da casa com objetivos do que como um aliado de Temer.

> > Bloomberg