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Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018 Fundado em 1891

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'NYT': Brasil pode derrubar decreto que bloqueia investimentos em rodovias 

Jornal especifica que empesas não podem estar ligadas a Lava Jato

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O jornal norte-americano The New York Times destacou nesta segunda-feira (24) a notícia de que o governo brasileiro está dando os últimos ajustes a um decreto que altera os requisitos do contrato rodoviário em uma mudança que poderia desbloquear bilhões em investimentos em infraestrutura, de acordo com a edição de domingo do jornal O Estado de S.Paulo.

Segundo a reportagem, indefinições contratuais, morosidade do governo para tomar decisões, dificuldade de crédito e até a Operação Lava Jato emperram obras de melhoria e expansão em 10 mil quilômetros de estradas federais que possuem pedágio no País, como a BR-163

O plano do governo, projetado para evitar o cancelamento e o reembolso das licenças, apresentaria uma alteração nos contratos existentes, dando mais tempo aos investidores para estender as estradas que operam sob os termos de suas concessões, disse o jornal, citando fontes não identificadas, acrescenta.

A falta de financiamento e um conjunto de requisitos legais relativos aos contratos rodoviários atuais estão atrasando mais de 30 bilhões de reais em investimentos em estradas brasileiras
A falta de financiamento e um conjunto de requisitos legais relativos aos contratos rodoviários atuais estão atrasando mais de 30 bilhões de reais em investimentos em estradas brasileiras

As novas regras, no entanto, só beneficiarão as empresas que se livrarem de parceiros envolvidos na investigação de corrupção de Lava Jato, com o objetivo de trazer dinheiro e operadores novos, disse O Estado, citando as mesmas fontes. As extensões para expandir as estradas estarão condicionadas à redução de pedágios ou redução de períodos de concessão globais, disse O Estado e reproduziu o Times.

O chefe do gabinete da presidência não respondeu ao diário.

A falta de financiamento e um conjunto de requisitos legais relativos aos contratos rodoviários atuais estão atrasando mais de 30 bilhões de reais (7,35 bilhões de libras) em investimentos em estradas brasileiras, aponta o noticiário.

São 10.000 quilômetros de estradas federais operadas sob concessão, incluindo trechos da rodovia BR-163, um corredor chave para mover grãos produzidos no pátio agrícola de Mato Grosso para exportar mercados, informa.

Melhorar as capacidades de logística do país é fundamental para o Brasil, um produtor e exportador de grãos, que depende muito dos caminhões para transportar produtos agrícolas, finaliza.

> > The New York Times

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