ASSINE
search button

Produção de passaportes deve ser normalizada em cinco semanas

Compartilhar

A Casa da Moeda do Brasil (CMB), que produz os passaportes, informou nesta sexta-feira (21) que a normalização da emissão de passaportes deve levar até cinco semanas e ainda pode ser impactada pelo volume de novas solicitações. A emissão do documento está suspensa pela Polícia Federal (PF) desde o fim de junho. Desde então, 175 mil pedidos de passaportes ficaram represados, de acordo com a PF, e agora devem ser processados por ordem cronológica.

Em nota, a Casa da Moeda informou que recebeu os arquivos com dados de pessoas solicitantes dos passaportes e que a fabricação seria retomada imediatamente, com turnos extras a partir do começo da semana que vem.

>> Polícia Federal já pode retomar emissão de passaportes

“Por entender a importância da urgente normalização do serviço, a CMB vai trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana, a partir de segunda feira (24), arcando com custos extras para atender a todas as solicitações feitas pelos cidadãos nos postos da DPF durante os dias de suspensão”, diz a nota da instituição.

A emissão de passaportes foi interrompida no dia 27 de junho, sob o argumento de falta de recursos. O Ministério da Justiça informou que fez um repasse de crédito extra de R$ 102 milhões à Polícia Federal para regularizar o serviço.

Da Agência Brasil