ASSINE
search button

Atos em defesa de Lula e contra Temer e reformas acontecem em diversas cidades

Compartilhar

Manifestantes ocupam parte da Avenida Paulista, em São Paulo, a Cinelândia, no Rio de Janeiro, e outras cidades e capitais brasileiras, nesta quinta-feira (20), em apoio ao ex-presidente Lula, em defesa da democracia e contra o presidente Michel Temer e as reformas trabalhista e da Previdência. Os atos foram organizados por partidos de esquerda e centrais sindicais.

No Rio de Janeiro, a mobilização teve início às 16h, na Cinelândia. Em São Paulo, o ato começou às 17h. Além de São Paulo, a CUT (Central Única dos Trabalhadores) organizou atos em todo o país. Conforme destaca o presidente da Central, Vagner Freitas, não se trata de defender apenas a figura ou o legado do ex-presidente mas, também o funcionamento democrático e igualitário da justiça brasileira e os direitos sociais, previdenciário e trabalhistas.

"Para a Casa Grande, Lula representa o perigo de um governo popular e trabalhista voltar ao poder e restabelecer a democracia, a igualdade, a distribuição de renda, a justiça e a inclusão social”, apontou Freitas.

Durante a reunião em São Paulo para organizar os atos, o membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Guilherme Boulos alertou que é preciso impedir o caráter partidário do Judiciário.

“Vivemos período de profundos retrocessos sociais e democráticos. A condenação de Lula pelo Moro é mais um golpe à já combalida democracia brasileira, porque quando a justiça toma partido, condena sem provas, age pela presunção da culpa e um juiz se torna acusador, há algo sério acontecendo. Por isso fazemos parte dessa campanha que repudia essa acusação sem provas como parte da tentativa de tirar no tapetão o Lula da disputa política”, avaliou Boulos.