ASSINE
search button

'Deutsche Welle': Lula, o farol de esperança dos pobres

Artigo de opinião do jornal alemão defende legado do ex-presidente

Compartilhar

O jornal alemão Deutsche Welle publicou um artigo de opinião nesta quinta-feira (13) sobre a notícia de condenação de Lula da Silva. 

Seja qual for o veredito final contra o ex-presidente brasileiro, não diminuirá sua enorme contribuição para a vida política do país, diz Astrid Prange, do DW.

"O Brasil tirou o pedestal de seu herói". Nove anos e seis meses de prisão - essa é a devastadora sentença proferida ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirma no início do texto. 

A autora considera uma verdadeira bomba a sentença de Lula, a quem ela compara a uma "figura paterna que governou o país de 2003 a 2011", dada pelo famoso juiz anticorrupção, Sergio Moro. Lula é uma lenda política no Brasil, e esta é a primeira vez que um ex-presidente já foi condenado, acrescenta.

Mas o veredicto não desencadeará um terremoto político, opina Astrid. Moro decidiu que Lula pode permanecer livre enquanto aguarda o apelo. Se ele não tivesse feito isso, quase certamente haveria um protesto político, acredita a autora. "Lula ainda é um dos políticos mais populares do país. E enquanto a última palavra não for dita no caso dele, ele pode concorrer à eleição de 2018", lembra.

Farol de esperança para os pobres

O veterano político de 71 anos pode olhar para trás e enxergar uma carreira inspiradora. Ele lutou contra a ditadura militar que governou o país de 1964 a 1989. Ele organizou um poderoso movimento sindical e fundou o Partido dos Trabalhadores (PT), que governou o país por 12 anos. Seu maior sucesso: graças aos programas sociais transformadores, ele ajudou mais de 20 milhões de pessoas a escaparem da pobreza.

"Agora ele está enfrentando uma queda. Lula está lutando para salvar não apenas seu legado político, mas também sua vida pessoal. Depois de uma batalha contra o câncer e a morte de sua esposa, Marisa, o veredicto do tribunal é um duro golpe", observa Astrid para DW.

O veredito de Moro transformou Lula em um herói trágico, avalia. Trágico não apenas para o próprio Lula, mas para todo o Brasil. Porque neste país politicamente polarizado, a condenação do ex-presidente é muitas vezes injustamente estendida às suas políticas. Lula fez uma enorme contribuição para o Brasil ao longo da vida, e suas conquistas merecem reconhecimento", finaliza.

> > Deutsche Welle