ASSINE
search button

Fachin envia inquérito contra Temer à PGR

Procuradoria tem prazo de cinco dias para apresentar denúncia

Compartilhar

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou nesta quinta-feira (22) o inquérito contra o presidente Michel Temer ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Com isso, a PGR tem um prazo de cinco dias corridos para decidir se denuncia o peemedebista, que é investigado por suspeita de corrupção passiva, obstrução de Justiça e organização criminosa.

Em um relatório preliminar enviado a Fachin no início da semana, a Polícia Federal havia apresentado indícios de que Temer cometeu corrupção passiva. Ele teria recebido R$ 500 mil para favorecer o frigorífico JBS junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O dinheiro foi entregue por um diretor da empresa, Ricardo Saud, a Rodrigo Rocha Loures, ex-deputado e ex-assessor especial do presidente. Temer, que está em viagem oficial à Noruega, refuta as acusações e garante que não renunciará à Presidência da República.

Se Janot apresentar uma denúncia contra o mandatário, caberá à Câmara dos Deputados decidir se ele será processado ou não no Supremo. Para prosseguir, uma eventual denúncia precisaria do apoio de pelo menos dois terços da casa.