ASSINE
search button

Doria acumula multas nas marginais e tem habilitação suspensa

Prefeito não fez curso de reciclagem e perdeu o direito de dirigir

Compartilhar

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), está com o direito de dirigir suspenso por ter acumulado mais de 20 pontos na carteira após uma série de infrações de trânsito, a maioria delas por excesso de velocidade. A punição vigorou entre os dias 13 de janeiro e 12 de março, porém, mesmo com o prazo de punição vencido, Doria continua impedido de dirigir, por não ter participado do curso de reciclagem, obrigatório para recuperar a habilitação. As informações são da Folha de S. Paulo.

Por meio da assessoria de imprensa, o prefeito afirmou que “costumava” dirigir seus veículos à época das infrações e que perdeu o prazo para indicar os condutores. De acordo com a reportagem, não foi possível afirmar onde as infrações foram cometidas, mas é possível afirmar que dois veículos usados pelo prefeito na época foram multados outras cinco vezes entre junho de 2016 e abril de 2017: um Porsche Cayenne e um Audi A8.

O prefeito está sem carteira porque foi multado cinco vezes entre novembro de 2014 e junho de 2015, sendo três por transitar com velocidade acima da permitida (até 20%), uma por manobra irregular e a outra, a mais grave delas, por avançar o sinal vermelho.

Doria criticou o então prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), pelo que considerava uma indústria de multas de trânsito, durante a campanha à Prefeitura da cidade, em 2016.

O tucano também prometeu, e depois cumpriu, ampliar o limite máximo de velocidade das marginais Tietê e Pinheiros. O número de acidentes com vítimas tem crescido desde a mudança. 

Em fevereiro, antes de acelerar pelo autódromo de Abu Dhabi a bordo de um Aston Martin, Doria gravou um vídeo para explicar as condições em que pilotaria. "Eu vou fazer isso, evidentemente, dentro de toda a segurança e seguindo as normas do circuito", disse ele na época, e concluiu: "Acelera!".