ASSINE
search button

Polícia Federal prende ex-deputado Rodrigo Rocha Loures

Compartilhar

Na manhã deste sábado (3), a  Polícia Federal informou que prendeu o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR), ex-assessor especial do presidente Michel Temer. Loures foi preso preventivamente em Brasília, e levado para a Superintendência da PF no Distrito Federal. 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, relator da Lava Jato, sustentou no seu pedido que a prisão de Loures era “imprescindível para a garantia da ordem pública e da instrução criminal".

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, havia pedido, novamente, na quinta-feira (1º) ao Supremo Tribunal Federal (STF), a prisão preventiva de Loures, flagrado pela Polícia Federal recebendo uma mala com R$ 500 mil na Operação Patmos, investigação baseada na delação premiada da JBS. O pedido foi feito após o ex-ministro da Justiça Osmar Serraglio voltar para o cargo de deputado federal. Com o retorno, Loures, que era suplente de Serraglio, perdeu o foro privilegiado.

>> "Duvido que vá me denunciar", diz Temer sobre Loures

>> "Prisão de Loures tem o objetivo de forçar sua delação"

>> Rodrigo Janot afirma que Loures é “verdadeiro longa manus” de Temer

No recurso, Janot afirma que a prisão de Loures era “imprescindível para a garantia da ordem pública e da instrução criminal”. O procurador justifica que há no inquérito aberto pelo Supremo escutas telefônicas e outras provas que demonstram que Loures atuou para obstruir as investigações da Operação Lava Jato.

A Procuradoria-Geral da República havia feito, no dia 18 de maio,  um pedido de prisão preventiva de Rocha Loures quando ele era deputado federal. No mesmo dia, Fachin negou o pedido, mas afastou o parlamentar do cargo, mantendo suas prerrogativas, como o foro privilegiado.

Conversas com Planalto

Interlocutores apontam que o Palácio do Planalto teme uma possível delação de Loures. Há informações inclusive que ele estava mantendo mantido contado auxiliares do presidente Michel Temer, o que reforçaria esta tese.