ASSINE
search button

'Libération': Temer, o destituidor, está prestes a ser destituído

Jornal francês chama presidente de cadáver político, fraco e impopular

Compartilhar

A edição impressa do jornal francês Libération desta sexta-feira (26) traz uma matéria intitulada  "Brasil: Temer, o destituidor, prestes a ser destituído".

A reportagem diz que agora é a vez do presidente que articulou o impeachment de Dilma Rousseff passar pela mesma situação, já que está envolvido em suspeitos casos de corrupção. 

O diário destaca que 35 mil pessoas pediram sua renúncia na última quarta-feira (24), em Brasília e descreve Michel Temer como "um presidente fraco e impopular" que hoje, segundo ela, é "quase um cadáver político". 

> > 'The Economist': Destino do presidente está na balança

> > 'Les Echos': Política do Brasil é uma verdadeira bagunça e atinge economia

Libération afirma que as investigações da operação Lava Jato, que tiraram Dilma Rousseff da presidência podem destituir um segundo chefe de Estado em menos de um ano e lembra que o presidente brasileiro é acusado de corrupção, participação em organização criminosa e obstrução do trabalho da justiça, "situação inédita protagonizada por presidente desde Fernando Collor, em 1992".

Para o noticiário, a decisão de Temer de convocar o Exército para conter as manifestações foi algo "extremo, que fez os brasileiros lembrarem dos anos de ditadura militar". Se o recurso deveria ser uma demonstração de força, ele sobretudo destacou a a fragilidade de Temer. 

"Seria essa uma vingança do destino contra o homem que puxou o tapete de Dilma?", questiona o jornal. 

As articulações para substitui-lo já começaram até mesmo dentro de seu próprio partido, finaliza Libération.

> > Libération