ASSINE
search button

Mídia internacional destaca protestos "de alcance nacional" contra reformas

Jornais estrangeiros lembram que manifestações são impulsionadas pelos escândalos na política

Compartilhar

Jornais do mundo todo repercutiram as manifestações que ocorreram em cidades brasileiras nesta sexta-feira (28), contra as reformas da Previdência e trabalhista defendidas pelo governo Michel Temer. A greve geral foi assunto em jornais como o americano The New York Times, que fez uma matéria com o título “Brasil tomado por greve geral contra medidas de austeridade”.

O jornal destacou que os sindicatos marcharam em resistência às medidas de austeridade propostas pelo governo do presidente Michel Temer, que, segundo o jornal, está “cheio de escândalos”.

>> Brazil Gripped by General Strike Over Austerity Measures

O árabe Al-Jazeera apontou que a greve contra as medidas do presidente Temer foram em âmbito nacional, ressaltando a posição dos sindicatos de que a greve foi um sucesso. E apontou também a adesão de milhões de trabalhadores de setores chave, como operários dos ramos automobilísticos, do petróleo, professores, carteiros e bancários.

>> Anti-Temer strike paralyses major cities in Brazil

A agência de notícias Reuters lembrou que os sindicatos convocaram a greve para dar voz à fúria contra os esforços de Temer de empurrar as medidas de austeridade no Congresso, afirmando que são projetos de lei que enfraqueceriam as leis trabalhistas e realizar cortes ao “generoso” sistema de aposentadoria brasileiro.

Já a britânica BBC lembrou que é a primeira greve geral que atinge o país em duas décadas. E ressaltou que o país está passando por um escândalo de corrupção conectado a muitos políticos importantes, dando mais combustível à insatisfação pública.

>> Brazil hit by first general strike in two decades

O jornal alemão Deutsche Welle, com a manchete “Brasil envolvido em uma greve de alcance nacional”, também apontou o envolvimento do governo brasileiro em escândalos de corrupção. “Quase um terço de seu gabinete e aliados no Congresso estão sob investigação por um grande escândalo que revelou níveis absurdos de corrupção no governo.

>> Brazil snarled by nationwide strike, demonstrations

Com a chamada “Uma greve geral desafia as reformas do governo brasileiro” o espanhol El País apontou que a greve encontrou “apoio inesperado para além do âmbito tradicional da esquerda”.

>> Una huelga general desafía las reformas del Gobierno brasileño