ASSINE
search button

PF cumpre mandados referentes a inquéritos da Lava Jato no STF

Compartilhar

A Polícia Federal, em conjunto com a Procuradoria Geral da República, deflagrou nesta sexta-feira (28) a Operação Satélites 2, que cumpre mandados de busca e apreensão expedidos pelo ministro Edson Fachin do Supremo Tribunal Federal, referentes a inquéritos instaurados a partir de provas obtidas na Operação Lava Jato.

Os mandados estão sendo cumpridos no Distrito Federal (4), São Paulo (2), Alagoas (2), Sergipe (1) e Rio Grande do Norte (1).

O objetivo da operação é coletar provas de crimes contra a administração pública, lavagem de dinheiro, corrupção, organização criminosa, entre outros, em investigações relacionadas a desvio de recursos na Transpetro.

O principal alvo seria o advogado Bruno Mendes, ligado ao senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Os agentes fizeram busca e apreensão no escritório dele.

A Satélites 2 foi baseada na delação do ex-presidente da Transpetro Sergio Machado, que é colaborador da Lava Jato, e de mais dois empresários.

Bruno Mendes participou de uma conversa gravada por Machado e apresentada em sua delação em que estavam presentes também o senador Renan Calheiros e o ex-ministro da Transparência Fabiano Silveira. Na reunião, eles se queixaram da Justiça e da Lava Jato. 

Bruno Mendes também foi citados na delação de Ricardo Pessoa, dono na UTC, que afirmou que Mendes operacionalizou o recebimento de propina ligada a Usina Angra 3. Segundo Pessoa, ele mesmo doou R$ 1,5 milhão à campanha de Renan Filho, filho do senador, ao governo de Alagoas e descontou o montante da propina a ser paga referente à obra. 

Deflagrada no dia 21 de março deste ano, a Operação Satélites cumpriu 14 mandados de buscas em quatro estados e no Distrito Federal. O nome faz referência ao fato de que os principais alvos da operação gravitam em torno de pessoas com prerrogativas de foro.