ASSINE
search button

Deputada critica reforma da Previdência; deputado diz que relator melhorou proposta

Compartilhar

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) criticou nesta terça-feira (25) o relatório do deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA) para a reforma da Previdência (PEC 287/16) por, segundo ela, ter mantido a "essência" da proposta do governo.

Ela chamou de "crueldade" exigir pedágio de 30% em cima do tempo de contribuição porque isso desconsideraria a dificuldade que o trabalhador tem de se manter empregado. Pelo mesmo motivo, ela criticou a exigência de 40 anos para alcançar o benefício integral.

Jandira afirmou ainda que as projeções do governo para o futuro considerariam um cenário de apenas 1,6% de crescimento econômico em média nos próximos 42 anos. "E ainda considera que a massa salarial vai ficar congelada até 2060!".

'Texto melhorado'

Para o deputado Mauro Pereira (PMDB-RS) a reforma enviada pelo governo era muito "dura", mas as mudanças feitas pelo relator melhoraram o texto. Pereira afirmou que a ex-presidente Dilma Rousseff também fez reformas na Previdência, criando a fórmula que leva em conta a idade e o tempo de contribuição para que o benefício não passe pelo fator previdenciário. "Eu votei a favor".

O deputado afirmou que o presidente Michel Temer está recuperando o País com as reformas. "A esperança já voltou. Queremos uma Previdência saudável". Mauro Pereira também criticou uma campanha que estaria sendo feita contra ele na sua cidade como se a reforma da Previdência já tivesse sido votada. "Não votamos nada ainda".

A comissão especial da reforma da Previdência (PEC 287/16) está debatendo o relatório apresentado pelo deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA).