ASSINE
search button

'Le Monde': Banco Mundial alerta para alto índice de pobreza no Brasil

Jornal francês publicou reportagem sobre crise econômica do país

Compartilhar

O jornal francês Le Monde publicou em sua versão impressa desta terça-feira (4) uma longa reportagem sobre a crise econômica no Brasil, explicando como a recessão acarretou em um enorme aumento do número de pessoas dependentes do Bolsa Família.

O diário afirma em seu texto que a crise brutal de 2015 fez a população do país ganhar mais dois milhões de “novos pobres”. O fato de que 12 milhões de pessoas perderam seus empregos por causa da recessão é apontado como um dos principais fatores dessa precarização da população.

Monde diz que a renda  dos habitantes foi devorada por uma inflação de dois dígitos, aumentando em dois anos mais de 9% e lavando a quase um quarto da população do Brasil a solicitar o Bolsa Família, enquanto aguarda uma possível retomada da economia.

A reportagem avalia o programa de ajuda como um sistema modelo que, segundo o Banco Mundial, tirou 28 milhões de brasileiros da miséria entre 2004 e 2014, mas se tornou uma espécie de termômetro da pobreza. A partir deste ponto, Monde analisa que o aumento do número de beneficiários dá uma ideia do tamanho da tragédia econômica vivida pelo Brasil, que até pouco tempo era a estrela dos países emergentes.

Le Monde destaca que o Banco Mundial alerta para um índice de pobreza que pode chegar a 9,8% da população, ou até 10,3%, se forem ouvidas as projeções mais pessimistas, e pede que o orçamento previsto para o Bolsa Família seja aumentado.