ASSINE
search button

Hong Kong suspende embargo e volta a comprar carne do Brasil

Operação da PF investiga irregularidades na produção de carnes

Compartilhar

O embargo temporário imposto por Hong Kong às carnes brasileiras após a Polícia Federal (PF) deflagrar a "Operação Carne Fraca" foi suspenso nesta terça-feira (28), informou o Ministério da Agricultura.

As importações da carne brasileira de 21 frigoríficos envolvidos nas investigações haviam sido suspensas logo no início da operação. As amplas restrições impostas pela China e Hong Kong, grandes compradores das proteínas, foram as que mais impactaram o setor.

No ano passado, Hong Kong foi o terceiro maior comprador de carnes suínas, bovinas e aves do Brasil: US$1,6 bilhão. O país fica atrás apenas da União Europeia e da China.

Desde que a PF denunciou ter encontrado irregularidades na produção de carnes em alguns frigoríficos do país, 35 países anunciaram algum tipo de medida preventiva. A operação investiga o pagamento de propina para agentes liberarem a venda de carne irregular.

China, Chile, Egito, África do Sul, Emirados Árabes, Japão e Perua ainda têm restrições parciais dos produtos brasileiros enquanto Argélia, Bahamas, Catar, Jamais, México e Panamá suspenderam totalmente a compra.

Na última segunda-feira (27), o governo da Suíça anunciou que ampliou o embargo da carne de quatro para todos os frigoríficos envolvidos nas investigações.