ASSINE
search button

São Paulo apagará luzes de nove espaços públicos na Hora do Planeta

Objetivo é alertar a necessidade de mudança de hábitos para combater o aquecimento global

Compartilhar

Nove espaços públicos de São Paulo terão suas luzes apagadas no próximo sábado (25) para a Hora do Planeta. A capital paulista está entre os 120 municípios brasileiros que participarão da ação, que tem como objetivo alertar a população da necessidade de mudança de hábitos para combater o aquecimento global. A iniciativa é organizada pela entidade WWF em todo mundo.

Entre 20h30 e 21h30, a 10ª Hora do Planeta irá apagar as luzes da sede da Prefeitura de São Paulo e do Viaduto do Chá, na região central; da escultura “80 anos da Imigração Japonesa”, da artista Tomie Ohtake, na avenida 23 de Maio; do Monumento às Bandeiras e do Obelisco, na região do Parque Ibirapuera; do monumento Borba Gato, em Santo Amaro, e das pontes Estaiada (Octávio Frias de Oliveira), Estaiadinha (Governador Orestes Quércia) e das Bandeiras. A ação é realizada em uma parceria da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente com o Departamento de Iluminação Pública (Ilume).

O blecaute voluntário e simbólico quer chamar a atenção para atitudes de preservação do meio ambiente, principalmente o combate ao desperdício de energia.  O prefeito João Doria e o secretário Gilberto Natalini (Verde e Meio Ambiente) convidam os paulistanos a participar. “O escuro pode nos fazer enxergar os desafios ambientais que cada um de nós precisa enfrentar”, afirma Doria.

A ideia é incentivar empresas, organizações não-governamentais e cidadãos a agirem de maneira mais sustentável. “Mais importante do que só passar uma hora no escuro, é aproveitarmos a oportunidade para refletir sobre as pequenas atitudes que interferem na nossa vida e no meio em que vivemos”, disse Natalini.

Em 2016, os municípios brasileiros apagaram mais de 505 ícones, entre monumentos, espaços públicos e prédios históricos. Em todo mundo, 7 mil cidades participaram da iniciativa em centenas de países.