ASSINE
search button

Rede de dados ajuda empreendedores a investir no estado, diz Sartori

Compartilhar

O novo portal do InvestRS, programa de atração de investimentos para desenvolver a economia do Rio Grande do Sul, é mais uma ferramenta do governo do Estado para auxiliar os empreendedores a investir nas potencialidades gaúchas. A afirmação é do governador José Ivo Sartori em entrevista ao programa Governo e Comunidade, da Rádio Web Piratini, deste sábado (25). "Temos uma rede de dados disponível justamente para quem deseja empreender. O site tem informações para qualquer tipo de negociação, bem como dados da economia gaúcha e o retorno de empresas que já investem ou investiram no estado", destacou.

Lançado no dia 22, o InvestRS promove, pela primeira vez, o alinhamento entre os setores público e privado, com a troca e a unificação das informações. A intenção é articular ações conjuntas para inserir o Rio Grande do Sul no mapa dos investidores nacionais e internacionais. A parceria envolve a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). 

O governador acrescentou que o programa funciona como porta de entrada para a América do Sul, explorando a localização estratégica, a indústria diversificada, a economia internacionalizada, a mão de obra qualificada, a infraestrutura e a qualidade de vida como diferenciais do estado. Todas as informações para auxiliar o investidor são fornecidas por uma equipe multidisciplinar e pelo portal InvestRS. A ferramenta é voltada ao mundo dos negócios internacionais, com linguagem profissional, ágil e direta.

Sartori também comentou sobre as reuniões que tem tido com os governos da Argentina e da Alemanha. Nessa quinta-feira (23), ele esteve em São Paulo, na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, para buscar novas parcerias e promover o próximo encontro com os alemães, marcado para novembro. O desenvolvimento da Região Sul em parceria com Argentina, Uruguai e com o Paraguai foi citado pelo governador como importante para o crescimento do Mercosul.

Governo e Comunidade

O programa semanal é resultado de parceria entre a Secretaria de Comunicação (Secom) e a Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (Agert). Produzido pela Rádio Web Piratini e apresentado pela jornalista Nara Sarmento, o Governo e Comunidade tem duração de cinco minutos e trata de temas que foram notícia durante a semana e dos principais assuntos envolvendo o Executivo.A veiculação é gratuita e de livre escolha de cada emissora. Pela parceria firmada entre a Secom e a Agert, as rádios decidem como e quando usar o programa, que é enviado às sextas-feiras. A sugestão é que a transmissão ocorra aos sábados pela manhã, integrando a programação de rotina das rádios.