ASSINE
search button

Escolas podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Matemática até o dia 31 de março

Compartilhar

Escolas de todo o país têm até o dia 31 de março (sexta-feira) para se inscreverem na 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Podem participar estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

A novidade este ano é que a competição também será aberta a estudantes das escolas particulares. A Obmep, que conta com apoio do Ministério da Educação, será integrada com a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Isso deve aumentar o número de participantes na competição, que é considerada a maior olimpíada estudantil do mundo. Em 2016, foram 17,8 milhões de inscritos.

A competição tem entre seus objetivos: estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas; e incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional.

Segundo o regulamento da Olimpíada, a inscrição para as escolas públicas é gratuita. Já a inscrição das escolas privadas será feita mediante pagamento da taxa mínima de R$ 100, que corresponde à inscrição de até 25 alunos. Para as inscrições adicionais, será acrescido o valor deR$ 4 por aluno.

Provas

As provas são divididas em três níveis, levando em consideração o currículo escolar. São duas fases de competição: a primeira etapa será realizada em 6 de junho e, a segunda, em 16 de setembro. A premiação será separada para as escolas públicas e privadas.