ASSINE
search button

'Carne Fraca': Ministério exonera superintendentes do Paraná e de Goiás

Compartilhar

Portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) exonerou de cargos comissionados os superintendentes federais de agricultura, pecuária e abastecimento do Paraná, Gil Bueno de Magalhães; e de Goiás, Júlio César Carneiro. Na sexta-feira (17), depois que a Polícia Federal deflagrou a Operação Carne Fraca, o governo de Michel Temer anunciou o afastamento de 33 servidores suspeitos de envolvimento em irregularidades.

Para Michel Temer, contudo, os problemas descobertos pela Operação Carne Fraca são pontuais. “É importante sublinhar que dos 11 mil funcionário do Ministério da Agricultura, apenas 33 estão sendo investigados e das 4.837 unidades sujeitas a inspeção federal, apenas 21 estão supostamente envolvidas em irregularidades”, disse o peemedebista neste domingo.

O setor de carnes é responsável por US$ 12 bilhões em exportações por ano no Brasil. Em evento nesta segunda-feira (20), Michel Temer voltou a reforçar que o país tem "sistemas rigorosíssimos de avaliação" do mercado, e que quando o produto chega em um país estrangeiro ainda passa por uma nova inspeção. 

O relato de um fiscal afastado que teria tentado cumprir seu trabalho desencadeou a abertura do inquérito, de acordo com informações da Folha de S. Paulo. A PF constatou que servidores assinavam documentos sem checar se as regras estavam sendo cumpridas, em troca de dinheiro, lotes de carne e asinhas de frango ou outros presentes.

>> União Europeia barra importação de carne de empresas brasileiras

>> Carne Fraca: Maggi diz que divulgará dados de empresas

>> Temer convida importadores a comer carne na churrascaria

>> Produtores são grandes vítimas do esquema da Carne Fraca, diz CNA

>> Ministro da Agricultura diz que 'não há risco nenhum' em carne brasileira

>> Polícia Federal prende 36 pessoas na 'Carne Fraca'

> > 'Clarín': Brasil se preocupa com futuro do mercado mundial de carnes

Com Agência Brasil