ASSINE
search button

Plenário vota indicação de Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal

Compartilhar

O Plenário do Senado Federal toma, nesta quarta-feira (22), a decisão final sobre a primeira indicação feita pelo presidente Michel Temer (MSF 8/2017) para a mais alta corte do País, em sessão extraordinária. Se tiver o nome aprovado pela maioria absoluta (41) dos senadores, como prevê o artigo 101 da Constituição, Alexandre de Moraes será o 27º ministro levado ao Supremo Tribunal Federal (STF) desde a redemocratização.

>> Acompanhe a sessão

Ao chegar ao Senado, o presidente do Senado Eunício Oliveira, avaliou que a sessão para votar a indicação da Alexandre de Moraes para o STF será rápida: "Votação secreta não cabe discussão. Nem encaminhamento aberto de líderes".

>> Comissão do Senado aprova indicação de Moraes ao STF. Plenário vota nesta quarta

Após uma sabatina de quase 12 horas de duração — a mais longa dos últimos anos — a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou na noite de terça-feira (21) o nome do ministro licenciado da Justiça para ocupar uma cadeira no STF. Ele foi interpelado por 32 senadores e também respondeu a perguntas de cidadãos enviadas pelo portal e-Cidadania. Devido ao prolongamento do período de questionamentos, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, desistiu de votar a indicação em Plenário no mesmo dia.

Alexandre de Moraes deverá ocupar a vaga deixada por Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo no mês de janeiro passado. Além de responder a perguntas teóricas e dar sua opinião sobre temas polêmicos, Moraes também se defendeu de críticas a episódios de sua biografia, à sua atuação profissional e ao seu histórico político.

Com Agência Senado

> > 'Clarín': "Imprensa as vezes inventa o que bem entender", disse Moraes em sabatina

> > 'Al Jazeera': No Brasil, a festa acabou e ressaca chegou