ASSINE
search button

'Le Figaro': Brasil e a polêmica "censura" de artigos sobre Primeira Dama

Reportagem afirma que jornais foram notificados

Compartilhar

Matéria publicada nesta quarta-feira (15) pelo diário francês Le Figaro conta que a Folha de São Paulo, um dos principais jornais do Brasil, denunciou a "censura" depois de ter sido proibido pelos tribunais de publicar informações sobre uma tentativa de extorsão contra o Primeiro Dama do país.

O jornal acrescenta que não apenas a Folha, mas também O Globo, retiraram do ar seus artigos online sobre a tentativa de extorsão de um homem que teria hackeado o celular de Marcela Temer, esposa do presidente conservador Michel Temer.

> > Le Figaro Brésil: "censure" d'articles sur la Première dame

Os artigos reproduziam mensagens de texto entre a primeira-dama e o homem que a certa altura da conversa, estava se referindo a um vídeo que segundo ele, poderia "jogar na lama o nome do seu marido ".

O juiz afirmou que proibiu estas publicações para proteger "a inviolabilidade da vida privada" da vítima. Os jornais foram notificados, afirma Le Figaro.

O noticiário comenta que a decisão do tribunal tem levantado muitas críticas da Folha, Globo e diversas associações de mídia brasileira.

O homem por trás desta tentativa de extorsão, Silvonei José de Jesus Souza foi condenado em outubro de 2016 a cinco anos e 11 meses de prisão. Ele pediu US$ 96.000 a Marcela Temer, em troca da promessa de não publicar o conteúdo de seu telefone, finaliza Le Figaro.