ASSINE
search button

Mídia internacional repercute morte cerebral de Dona Marisa Letícia

The New York Times, Clarín, The Guardin e Daily News, entre outros, noticiaram 

Compartilhar

Os médicos que cuidam da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva informara na manhã desta quinta-feira (2) que exames detectaram que não há fluxo cerebral. Familiares do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já teriam inclusive autorizado a doação de órgãos.

A mídia internacional está repercutindo a notícia. O jornal argentino Clarín publicou em sua manchete a morte cerebral  de Marisa Letícia Rocco, a esposa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e acrescentou que a família autorizou a doação de seus órgãos, de acordo com o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

> > Clarín La esposa de Lula da Silva, con muerte cerebral

No texto, o diário conta que a ex-primeira dama, de 66 anos, havia sofrido um derrame em 24 de janeiro e após vários dias no hospital, os médicos  declararam "ausência do fluxo sanguíneo cerebral". Clarín destaca que o ex-presidente publicou uma mensagem em seus perfis de redes sociais, na qual agradece em nome de sua família "as manifestações de carinho e solidariedade".

> > The New York Times Brazil Ex-First Lady No Longer Has Brain Function

O norte-americano The New York Times publicou um longo texto sobre a ex-primeira dama do Brasil. Na manchete, a notícia sobre a morte cerebral da esposa de Luíz Inácio Lula da Silva. Times relembra que Em 1º de janeiro de 2003, tornou-se primeira-dama após o marido concorrer à Presidência quatro vezes, em 1989, 1994 e 1998. Passou a aparecer mais em palanques ao lado de Lula durante a campanha de 2002.

Marisa Letícia da Silva e Luiz Inácio Lula da Silva se casaram em 1974, em um cartório, descreve o diário de grande circulação dos EUA. Era o segundo casamento de ambos. Na época, Lula era metalúrgico e, no ano seguinte, se tornaria presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo.

Junto com o crescimento do PT, Marisa passou por um processo de mudança, sob a orientação do publicitário Duda Mendonça. Ganhou um guarda-roupa novo, em que terninhos ganharam espaço, e um corte de cabelo mais curto. Enquanto ocupou o Palácio da Alvorada, adotou um comportamento discreto. Uma vez ao ano, organizava festas juninas na Granja do Torto, de propriedade da Presidência, quando participava das danças de quadrilha ao lado do ex-presidente.

> > The gurdian Wife of Brazil’s Lula is brain dead

The Guardian Netherlands comunicou a morte cerebral da esposa do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. O noticiário conta que ela era filha de agricultores de ascendência italiana, Marisa nasceu em uma casa de pau-a-pique, na periferia de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Na infância se mudou com a família para o centro da cidade. Aos 9 anos, foi babá das sobrinhas do pintor Candido Portinari. Depois, aos 13 anos, trabalhou embalando bombons Alpino na fábrica de chocolates Dulcora. Ela deixou o emprego para se casar, aos 19 anos. Seis meses depois, o marido, taxista, foi assassinado a tiros em uma tentativa de assalto, deixando a jovem viúva grávida de quatro meses do seu primeiro filho, Marcos.

O Guardian fala que Dona Marisa Letícia conheceu Lula, também viúvo, em 1973, no Sindicato dos Metalúrgicos. Ele trabalhava no Serviço de Assistência Social do sindicato quando Marisa foi buscar um carimbo para recolher a sua pensão como viúva. Os dois começaram a namorar e se casaram menos de um ano depois.

> > Daily News Brazil ex-first lady no longer has brain function

O britânico Daily News ressaltou a importância da ex-primeira dama do Brasil na trajetória de seu marido. Marisa acompanhou Lula desde o início de sua vida política, durante as greves de operários no ABC paulista no fim dos anos 1970. Ele se tornou presidente do sindicato um ano depois do casamento, em 1975.

O periódico ressalta que foi ela quem costurou a primeira bandeira do Partido dos Trabalhadores. "Eu tinha um tecido vermelho, italiano, um recorte guardado há muito tempo. Costurei a estrela branca no fundo vermelho. Ficou lindo", contou em uma entrevista.