ASSINE
search button

Marisa Letícia: médicos afirmam que não há fluxo cerebral

Família do ex-presidente Lula autorizou a doação de órgãos

Compartilhar

Os médicos que cuidam da ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva informara na manhã desta quinta-feira (2) que exames detectaram que não há fluxo cerebral. Familiares do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já teriam inclusive autorizado a doação de órgãos.

O quadro de Dona Marisa apresentou uma piora no início da noite de quarta-feira (1°) e ela voltou a ser sedada, informou o médico Roberto Kalil Filho, chefe da equipe do Hospital Sírio-Libanês que cuida da paciente. O sedativo tinha sido retirado na terça-feira (31). 

Um doppler realizado no final da noite constatou que Marisa tinha circulação mínima de sangue no cérebro. 

>> Ao longo da vida, Marisa Letícia sempre ficou ao lado de Lula

>> Políticos lamentam morte de ex-primeira-dama Marisa Letícia

>> Mídia internacional repercute morte cerebral de Dona Marisa Letícia

>> Deputados fazem minuto de silêncio por Marisa Letícia

Segundo Kalil, o quadro da ex-primeira-dama é "irreversível". De acordo com ele, Dona Marisa havia apresentado melhora depois que os sedativos que a mantinham em coma induzido foram retirados, mas o estado de saúde piorou a partir das 16h de quarta-feira (1°), levando a equipe a retomar os remédios. 

Dona Marisa passou mal no apartamento em que mora no início da tarde de 24 de janeiro, e foi levada a um pronto-socorro da cidade, de onde foi transferida de ambulância para o Sírio-Libanês. Após passar por uma operação para estancar o sangramento no cérebro, Dona Marisa foi conduzida à UTI.

Veja o boletim médico divulgado nesta manhã:

A paciente Marisa Letícia Lula da Silva permanece internada na UTI do Hospital Sírio-Libanês. Na manhã de hoje foi realizado Doppler transcraniano, sendo identificada ausência de fluxo cerebral.

Diante do resultado, com autorização da família, foram iniciados procedimentos para doação de órgãos.

As equipes que a acompanham são:

Coordenação – Professor Dr. Roberto Kalil Filho; Neurologia Clínica – Professor Dr. Milberto Scaff; Neurocirurgia – Dr. Marcos Stávale; Neurorradiologia – Dr. José Guilherme Pereira Caldas

Mensagem

O ex-presidente Lula publicou uma mensagem em sua página no Facebook:

"A família Lula da Silva agradece todas as manifestações de carinho e solidariedade recebidas nesses últimos 10 dias pela recuperação da ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia Lula da Silva. A família autorizou os procedimentos preparativos para a doação dos órgãos."