ASSINE
search button

Mídia internacional repercute tentativa de prisão de Eike Batista

New York Times, The Wall Street Journal, Forbes e Bloomberg já noticiaram

Compartilhar

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal, com o apoio da Receita Federal, cumprem nesta quinta-feira (26) nove mandados de prisão preventiva contra acusados de lavagem de dinheiro no valor de cerca de US$ 100 milhões  (cerca de R$ 317 milhões). Entre os alvos da chamada Operação Eficiência está o empresário Eike Batista, que não foi localizado em sua casa. O pedido de prisão de Eike Batista ainda não foi cumprido porque ele está fora do país.

A imprensa internacional está repercutindo o assunto. O jornal norte-americano The New York Times publicou em sua manchete que o empresário Eike Batista, que já foi o homem mais rico do Brasil, agora é procurado em investigação sobre corrupção.

The Wall Street Journal diz que a Polícia do Brasil tentou prender o homem de negócios Eike Batista, cumpriu mandato de busca e apreensão em sua residência, mas seu advogado informou que ele está fora do país.

A agência Bloomberg conta que o ex-bilionário Eike Batista está sendo procurado pela Polícia do Brasil em caso de propina. A reportagem destaca Eike Batista se tornou um dos principais alvos de uma investigação policial sobre lavagem de dinheiro no estado do Rio de Janeiro. 

A Forbes descreve como "humilhante" o caso de Eike Batista e ressalta que ele perdeu o título de homem mais rico do Brasil quando os preços das ações caíram em cinco de suas seis participações em bolsa. O maior acidente ocorreu com a empresa de OGX Petroleo e Gas: O valor de sua participação de 61% foi de US $ 3,7 bilhões em meados de fevereiro, ante quase US $ 19,9 bilhões no ano anterior. No total, nos últimos 12 meses, os ativos de Batista perderam quase dois terços de seu valor,tornando se bilionário com a maior queda no patrimônio líquido.

O britânico Daily Mail fala que o homem que foi "o mais rico do Brasil, agora é procurado pela polícia". O tabloide estaca sua participação no maior esquema de corrupção da América Latina e acrescenta que ele perdeu no último ano vários bilhões de dólares. 

Em 2011, Batista foi listado pela revista Forbes como a oitava pessoa mais rica do mundo. Em 2013, sua fortuna havia desmoronado em meio a dívidas em suas várias empresas do setor de energia.

A polícia federal estava trabalhando com a Interpol para localizar Eike Batista, que poderia estar em Nova York, conclui o Daily Mail.