ASSINE
search button

Temer deve aguardar decisão do STF sobre Lava Jato para indicar novo ministro

Compartilhar

Assessores do Palácio do Planalto informaram que a intenção do presidente Michel Temer é indicar "o mais rápido possível" um novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em substituição ao ministro Teori Zavascki, que morreu em um acidente aéreo na última quinta-feira (19). No entanto, Temer quer aguardar que a presidente da Suprema Corte, ministra Cármen Lúcia, decida a respeito do processo interno que será adotado para escolher o novo relator das ações da Operação Lava Jato no STF.

Responsável pela análise dos inquéritos da Lava Jato que tramitam no Supremo envolvendo investigados com foro privilegiado, Zavascki, que morreu aos 68 anos após a queda do avião no mar de Paraty (RJ), estava prestes a homologar os 77 depoimentos de delação premiada de executivos da empreiteira Odebrecht, nos quais constam citações a políticos que teriam recebido doações de campanha com suspeitas de origem ilícita.

A tendência é que Temer aguarde uma decisão da presidente do STF sobre quem deve herdar os processos que estavam sob a responsabilidade de Teori. Ao todo, são mais de 7,5 mil processos. Ela pode optar por distribuir os casos para outros atuais integrantes da Suprema Corte ou determinar que o novo ministro nomeado pelo presidente da República assuma os processos. A compreensão de pessoas próximas a Temer é de que ele não quer dar a impressão de estar interferindo em outro Poder.

Na manhã desta sexta-feira (20), Temer se reuniu com a ex-presidente do STF, Ellen Gracie, com a Advogada-Geral da União, Grace Mendonça, e com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, mas a informação é de que eles não discutiram a indicação do substituto, que para assumir deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) do Senado e ter o nome aprovado pelo plenário da Casa.

Com Agência Brasil