ASSINE
search button

Temer sabia da tensão entre facções criminosas desde a Olimpíada, afirma ministro

Compartilhar

A disputa entre o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o Comando Vermelho já era conhecida pelo governo federal desde o meio do ano passado, segundo o ministro da Defesa, Raul Jungmann. As informações são da Folha de S. Paulo.

Segundo ele, no período da Olimpíada, o governo já tinha conhecimento sobre a ampliação da disputa de mercado entre o PCC e o CV. "Ficou evidente que haveria necessidade de uma resposta", disse.

Diante desse quadro, segundo ele, já havia uma expectativa de que os militares fossem acionados a agir, mas não sabia que seria nos presídios. "Não sabíamos o dia ou exatamente o que viria, mas sabíamos que seríamos convocados a colaborar", afirmou.

Durante a Olimpíada, segundo o ministro, o governo acompanhou a situação."Ali nós já sabíamos que você tinha processo de nacionalização do Comando Vermelho e do PCC. Nos chegavam informações de que o PCC estava disputando mercado de produção do Paraguai. O PCC e CV foram aliados e depois romperam na disputa de mercado."

O ministro afirmou que começou um "processo de retaliação" dentro dos presídios, já que é lá que fica o comando das facções.