ASSINE
search button

Zona sul da capital paulista entra em estado de atenção para alagamentos

Compartilhar

Desde as 15h30, a zona sul da capital paulista e a Marginal Pinheiros, uma das principais vias da cidade, estão em estado de atenção para alagamentos por causa da chuva, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura. O estado de atenção é decretado quando se considera que as chuvas têm potencial para a formação de alagamentos (precipitação intermitente ou contínua e/ou moderada à forte).

Áreas de instabilidade que se formaram nas regiões oeste e sul da Grande São Paulo causam chuvas com forte intensidade na cidade. Imagens do radar meteorológico do CGE mostraram precipitação com potencial para queda de granizo nos bairros de Campo Limpo, Capão Redondo, Jardim Ângela e Capela do Socorro, todos na zona sul.

Segundo previsão dos meteorologistas da entidade, as próximas horas seguem com condição para chuva forte, com possibilidade de alagamentos, rajadas de vento e queda de granizo. A temperatura média na cidade é de 25,9 graus Celsius (ºC).

Próximos dias

Segundo o CGE, a semana será marcada por temporais típicos de verão em São Paulo, principalmente nos finais de tarde.

Na terça-feira (17) o tempo será abafado e o sol aparecerá entre muitas nuvens ao longo do dia. Os termômetros variam entre mínima de 21°C e máximas em torno de 27°C. A madrugada deve ter chuva moderada, podendo chegar a forte, com riscos para a formação de alagamentos.

As pancadas de chuva mais significativas permanecem concentradas no período da tarde e início da noite. O sistema de baixa pressão atmosférica continua influenciando o tempo em São Paulo, aumentando o potencial para precipitações fortes.

Na quarta-feira (18), o cenário atmosférico não deve sofrer alteração significativa. A madrugada terá termômetros por volta de 20ºC e temperatura máxima de 26ºC durante a tarde. Os percentuais de umidade do ar variam entre 65% e 95%. O céu permanecerá com sol entre muitas nuvens, o que diminuirá um pouco as temperaturas. Os temporais retornam a partir da tarde, mantendo as características próprias da estação: chuva forte, com rajadas de ventos e alta probabilidade de alagamentos transbordamentos e risco de escorregamentos de encostas.