ASSINE
search button

Alvo do TSE, Temer convida Gilmar Mendes para funeral de Mário Soares

Compartilhar

O presidente Michel Temer embarcou nesta segunda-feira (9) para Portugal para o funeral do ex-presidente Mário Soares. Temer incluiu na comitiva oficial o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes. 

Mendes será o responsável por pautar no Plenário do Tribunal o julgamento da ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer por irregularidades na doação da campanha presidencial de 2014. 

Segundo o relator da ação de autoria do PSDB no TSE, ministro Herman Benjamin, a expectativa é que o julgamento ocorra no segundo semestre deste ano. Em caso de cassação da chapa, a Constituição Federal prevê a realização de eleição indireta para o cargo de Presidente da República.

Presidente de Portugal entre 1986 e 1996, Mário Soares também foi primeiro-ministro do país (1976-1978 e de 1983-1985). Ele morreu na tarde de sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, onde estava internado desde o dia 13 de dezembro. O governo de Portugal decretou luto oficial de três dias, a partir desta segunda-feira (9).