ASSINE
search button

Conselho Nacional de Saúde recomenda ações contra PEC do Teto de Gastos

Entidade tem entre seus conselheiros integrantes do Ministério da Saúde

Compartilhar

Formado por 48 conselheiros, entre profissionais da saúde, de movimentos sociais, comunidade científica e por integrantes do Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Saúde divulgou nota em que recomenda que as entidades da área entrem com pedido de ação direta de inconstitucionalidade contra a PEC 55/2016. 

Para o presidente do CNS, Ronald Santos, é hora de usar todas as possibilidades para tentar barrar a implantação da EC 95. "Não podemos aceitar que a saúde pública sofra tantas perdas. Estamos tratando de vidas humanas e nós, do controle social, não aceitaremos nenhum retrocesso. É por isso que queremos travar essa batalha jurídica", defende.

Aprovada em dezembro do ano passado e de iniciativa do governo de Michel Temer, a PEC do Teto de Gastos, aprovada como Emenda Constitucional (EC) 95, congela investimentos de educação e saúde pelos próximos 20 anos.

No documento em que recomenda as ações judiciais pela inconstitucionalidade da mudança do teto de gastos, o Conselho Nacional de Saúde classifica a proposta como "PEC da Morte" e argumenta que seu posicionamento está embasado em estudos realizados pelo Grupo Técnico Interinstitucional de Discussão sobre o Financiamento do SUS, do qual o CNS é integrante. De acordo com esse estudo, a perda de recursos para o SUS chegará R$ 415 bilhões.

O CNS é a instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS) e está vinculado ao Ministério da Saúde.