ASSINE
search button

Tucano Antônio Imbassahy deve assumir a Secretaria de Governo de Temer

Compartilhar

O deputado Antonio Imbassahy, líder do PSDB na Câmara, deverá ser o novo secretário de Governo do presidente Michel Temer, no lugar do ex-ministro Geddel Vieira Lima. Segundo interlocutores, o convite deve ser feito ainda nesta quinta-feira (8). 

Há ainda informações de que a pasta será reformulada, ganhando mais relevância e poder político, com o nome Secretaria de Governo e Assuntos Federativos. A reformulação teria sido discutida com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e com o senador Aécio Neves. O objetivo é que, além da articulação política e distribuição de cargos, a pasta também atue na formulação de políticas do governo.

A expectativa é, também, que Imbassahy cuide da interlocução com movimentos sociais e com governadores, sobretudo nos assuntos relacionados às dívidas estaduais com a União. 

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, o nome do ministro das Cidades, Bruno Araújo, chegou a ser cogitado por Temer para a pasta, mas ele preferiu continuar à frente do seu ministério, que tem controle sobre iniciativas de apelo popular, como o programa social Minha Casa, Minha Vida.

Ainda segundo o jornal, Temer pretendia anunciar o novo ministro apenas no início do ano que vem, mas o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil), além de ter ficado sobrecarregado com a saída de Geddel, sofreu na semana passada um pico de pressão arterial.

A decisão de Temer é, também, uma forma de manter por perto o PSDB, maior partido da base aliada no Congresso, diante da aventada possibilidade de que os tucanos desembarcassem do governo, conforme defendem alguns integrantes peessedebistas.