ASSINE
search button

Marco Aurélio solicita à PGR investigação sobre fato de Mesa do Senado não ter acatado sua decisão

Compartilhar

Ao proferir seu voto na sessão de quarta-feira (7) do Supremo Tribunal Federal (STF) pelo afastamento do Renan Calheiros da função de presidente do Senado, o ministro Marco Aurélio Mello criticou o descumprimento da sua decisão pelo Senado e determinou envio da cópia do processo para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que investigue os integrantes da Mesa do Senado que se recusaram a receber a intimação e a cumprir a decisão.

“[o descumprimento] Fere de morte as leis da República, fragiliza o judiciário, significando pratica deplorável e implica na desmoralização ímpar do Supremo. O princípio constitucional passe a ser o nada jurídico, que varia conforme o cidadão que esteja na cadeira", disse Marco Aurélio.

O ministro também ironizou Renan em seu voto. "Quanto poder!”, disse, ao afirmar que o senador está sendo considerado o “salvador da pátria” para ajudar o governo federal na aprovação de medidas para melhorar a economia. O ministro ainda lembrou uma fala na qual Renan chamou um juiz da primeira instância de “juizeco”, quando referiu-se ao magistrado responsável pela prisão de policiais legislativos.

“Faço justiça ao senador Renan Calheiros. Faço justiça ao dizer que ele não me chamou de juizeco. Tempos estranhos, presidente”, disse.

>> STF decide manter Renan Calheiros na Presidência do Senado

>> Renan diz que decisão do STF em mantê-lo na presidência foi "patriótica"