ASSINE
search button

Michel Temer diz que crise é mobilizadora de pessoas e governos

“O que o Brasil mais quer hoje é aquilo que chamamos de democracia da eficiência"

Compartilhar

O presidente Michel Temer disse nesta terça-feira (6) que o Brasil tem que aproveitar este momento de crise em que o país se encontra. “A crise no geral é mobilizadora das pessoas e mobilizadora dos governos. No geral, quando você tem uma crise profunda no país, ou em uma empresa, onde quer que seja, quando você sai dela, você sai melhor”, defendeu o peemedebista na cerimônia de entrega do 17º Prêmio Os Brasileiros do Ano, da revista Istoé, realizada no Citibank Hall, Zona Sul da capital paulista, na qual foi um dos premiados.

“O que o Brasil mais quer hoje é precisamente aquilo que nós chamamos de democracia da eficiência. As pessoas querem eficiência no serviço público, querem eficiência no serviço privado, querem ética na política, que significa eficiência na política”, disse o presidente ao agradecer o prêmio e ressaltar que voltará para Brasília “muito mais obrigado” a cumprir seus deveres e “honrar o Brasil”. “O prêmio serve como um mobilizador, um motivador para que nós salvemos o país”, disse.

O ministro da Fazenda Henrique Meirelles também foi premiado e reafirmou que o Brasil vive hoje uma crise “que tem uma dimensão histórica econômica”. Segundo ele, essa é a maior recessão da história do país. “Temos que diagnosticar e reconhecer a dimensão da crise em primeiro lugar para que nós não nos desanimemos com o esforço necessário para resolvermos a crise e sair dela”, disse.

Meirelles disse enxergar sinais de entusiasmo, apesar da forte crise. “O Brasil identificou as causas fundamentais dessa crise, que está relacionada a uma evolução histórica de gastos públicos de décadas e que tem agora um momento da maior importância quando o país está enfrentando isso”, disse. “Saio daqui com mais entusiasmo. Estamos criando as bases de um crescimento sustentável”.

Sérgio Moro

Outro premiado, o juiz federal Sérgio Moro, agradeceu o que considerou um reconhecimento da Justiça como um todo. “Recebo esse prêmio não como reconhecimento pessoal, recebo como congratulações a um trabalho institucional. Nessa linha, dedico esse prêmio a todos os magistrados de todas as instâncias”, disse.

Moro disse que o trabalho da Justiça tem demonstrado que o cidadão pode confiar nela. “Essa instituição [a Justiça] tem assumido um papel cada vez mais importante na vida brasileira, sem demérito das outras evidentemente, mas recebo como reconhecimento do trabalho da instituição judiciária brasileira”.

Estiveram presente no evento o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes; o senador Aécio Neves; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o ministro das Relações Exteriores, José Serra; o ministro da Cultura, Roberto Freire; o ministro do Esporte, Eduardo Picciani; o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho; o ministro das Cidades, Bruno Araújo; e ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilberto Kassab.

* Da Agência Brasil