ASSINE
search button

Greve Nacional de professores deve ter início nesta quinta, diz Andes

Compartilhar

Docentes das instituições de ensino superior (IES) públicas aprovaram a deflagração de greve nacional, por tempo indeterminado, para a próxima quinta-feira (24), segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN. 

A greve intensifica os protestos contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016 e contra a Medida Provisória (MP) 746/2016, adotadas pelo atual governo. 

Segundo a nota publicada pelo sindicato, a deliberação ocorreu em reunião realizada no último final de semana, com a presença de representantes de 41 seções sindicais do Sindicato Nacional dos Setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes). Vinte e sete sindicatos assinam o indicativo de greve. 

“Essa precisa ser uma greve de ocupação das universidades e institutos, de intenso diálogo com a comunidade acadêmica e também com a população, porque é necessário que, tanto os segmentos da comunidade acadêmica quanto a população como um todo, entendam que a pauta da nossa greve não é uma pauta corporativa, mas é uma pauta da sociedade, que é a defesa da educação pública. Por isso, a nossa indicação é por uma greve de ocupação, que realize atividades públicas nas universidades, oficinas, aulas, debates, em conjunto com os estudantes, que na maior parte das universidades já estão ocupando, e com os técnico-administrativos, que também estão em greve, envolvendo os movimentos sociais e a população como um todo”, explica Eblin Farage, presidente do ANDES-SN.