ASSINE
search button

Declaração de Serra sobre Trump provoca mal-estar para governo

"Donald Trump? Eu não acho que vai acontecer. Não pode acontecer. Não dá"

Compartilhar

Uma declaração dada em junho deste ano por José Serra, ministro de Relações Exteriores do governo de Michel Temer, provocou o primeiro constrangimento nas relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos. Durante entrevista ao programa Roda Viva, Serra afirmou que uma eventual vitória do candidato republicano Donald Trump não poderia acontecer.

"Donald Trump? Eu não acho que vai acontecer. Não pode acontecer. Não dá", disse o chanceler, ao ser questionado por jornalistas sobre as eleições norte-americanas com os então candidatos Trump e Hillary Clinton, do Partido Democrata.

Na manhã desta quarta-feira (9), poucas horas depois de Donald Trump ser declarado o 45º presidente dos Estados Unidos, o Ministério de Relações Exteriores do Brasil emitiu uma nota assinada por Michel Temer felicitando o mandatário da maior economia do mundo pela vitória sobre Hillary.

"O Brasil e os Estados Unidos são duas grandes democracias que compartilham valores e mantêm, historicamente, fortes relações nos mais diferentes domínios. Estou certo de que trabalharemos, juntos, para estreitar ainda mais os laços de amizade e cooperação que unem nossos povos. Desejo-lhe pleno êxito no Governo dos Estados Unidos", registrou Temer.

Na entrevista ao Roda Vida, Serra comenta sobre a eleição de Trump a partir dos 57 minutos