ASSINE
search button

MBL tenta desocupar escola no Paraná

Estudantes denunciaram assédio de youtuber em colégio na semana passada

Compartilhar

Manifestantes e integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) tentaram desocupar à força na noite desta quinta-feira (27) três colégios no Paraná, entre eles o Colégio Estadual Lysímaco Ferreira da Costa, em Curitiba (PR), onde alunos protestam contra a reforma no ensino médio e a PEC do Teto de Gastos do governo de Michel Temer.

Foi necessária a intervenção da Polícia Militar no Lysímaco para evitar conflitos. A assessoria de imprensa da PM afirmou que não havia mandado judicial para ser cumprido naquela noite e que os policiais ficariam no local para acompanhar as manifestações. Os policiais também teriam retirado todas as pessoas estranhas à ocupação da escola. 

Pelo menos cem pessoas forçaram entrada no colégio, alguns arrombando o portão e outros com a suposta ajuda do diretor da escola. De acordo com relatos do advogado dos alunos, Vitor Leme, houve agressão física e ameaças morais quando os membros do MBL conseguiram entrar na escola. "Os alunos se trancaram dentro do prédio e a PM entrou e tirou os integrantes do MBL", disse Vitor Leme ao Paraná Portal.

Centenas de pessoas se dirigiram ao local para prestar apoio à ação dos estudantes, depois que a notícia da tentativa do MBL se espalhou pelas redes sociais. 

Em vídeo transmitido na página em rede social do movimento, dois porta-vozes confirmam que tentaram "desocupar" três escolas na noite desta quinta-feira, em uma "tática pacífica" de "guerrilha", "muito ágil, muito veloz".

Na semana passada, o youtuber Arthur Maledo do Val e um dos líderes do MBL, Renan Santos, foram ao Colégio Estadual do Paraná (CEP) para, nas palavras de Arthur a um programa de rádio, ir "entrando, (…) sendo inconveniente”. Uma estudante menor de idade denunciou à polícia um caso de assédio do youtuber contra ela. De acordo com reportagem de Paulo Jesus para o portal Jornalistas Livres, Arthur será investigado por atentado violento ao pudor pela delegacia da mulher.