ASSINE
search button

Renan: liminar sobre Operação Métis mostra que não se pode perder fé na Justiça

Compartilhar

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou nota pública nesta quinta-feira (27) para cumprimentar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, pela decisão de suspender os efeitos da Operação Métis e requerer que todo o processo referente a ela seja remetido à Corte.

“A decisão do ministro Teori Zavascki é uma demonstração de que não podemos perder a fé na Justiça e na democracia e que o funcionamento harmônico das instituições é a única garantia do Estado Democrático de Direito”, diz a nota.

Na operação, deflagrada na sexta-feira (21), foram presos o diretor da Polícia do Senado, Pedro Ricardo Araújo de Carvalho, e mais três policiais legislativos, suspeitos de prestar serviço de contrainteligência para ajudar senadores investigados na Operação Lava Jato e em outros casos envolvendo políticos. Todos já foram soltos.

Nesta quarta (26), Renan determinou à Advocacia do Senado que apresentasse uma reclamação e uma ação por descumprimento de preceito fundamental (ADPF) para questionar a prerrogativa do juiz federal Vallisney de Souza de determinar busca e apreensão nas dependências de uma das Casas do Poder Legislativo. O juiz também determinou a prisão do diretor da Polícia do Senado e dos outros três policiais legislativos.

Teori Zavaski, no entanto, concedeu liminar atendendo ao pedido de um dos policiais legislativos presos durante a operação , Antônio Tavares dos Santos Neto. A defesa do policial argumentou que houve usurpação da competência do STF na ação que autorizou a busca e apreensão nas dependências do Senado, além de envolver investigação que pode atingir parlamentares.

>> PF prende agentes da Polícia Legislativa acusados de atrapalhar Lava Jato

>> Renan chama ministro da Justiça de "chefete de polícia" e juiz de "juizeco"

>> "Todas as vezes em que um juiz é agredido, eu sou agredida", diz Cármen Lúcia

>> Operação Métis: diretor da Polícia do Senado deixa a prisão

>> Cármen Lúcia recusa convite de Temer para reunião com Renan Calheiros

>> Renan pedirá ao STF devolução de documentos e equipamentos apreendidos pela PF