ASSINE
search button

Ministro de Minas e Energia é exonerado para votar PEC do Teto

Compartilhar

O ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, foi exonerado do cargo hoje (25). Ele deixa a pasta temporariamente para retomar o cargo de deputado federal pelo PSB de Pernambuco e participar da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que define um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União.

A expectativa é de que a PEC seja analisada ainda hoje, em segundo turno, pela Câmara após ter sido aprovada por 366 deputados na primeira votação. Se aprovado, o texto será enviado ao Senado para apreciação, também em dois turnos.

A intenção do Palácio do Planalto é acelerar as discussões nas próximas semanas com os senadores e ver promulgada a proposta até o fim deste ano. A emenda à Constituição cria um teto de gastos para os próximos 20 anos. O governo considera a aprovação essencial para sinalizar o compromisso com medidas de ajustes e ganhar confiança dos agentes econômicos.

Na última quinta-feira (20), o ministro das Cidades, Bruno Araujo, também foi exonerado para reassumir o mandato de deputado e votar a PEC do Teto.