ASSINE
search button

'Financial Times': Embraer paga US$ 205 mi para encerrar investigação de propina

Jornal britânico destaca ilegalidade de contratos da empresa em três continentes

Compartilhar

Matéria publicada nesta terça-feira (25) pelo jornal inglês Financial Times destaca o caso do Embraer do Brasil, terceira maior fabricante de aviões do mundo, que concordou em pagar US $ 205 milhões para encerrar uma investigação de suborno de seis anos por garantir contratos com governos de três continentes através de subornos. 

A reportagem aponta que as autoridades dos EUA afirmaram na segunda-feira (24) que a Embraer faturou quase US $ 84 milhões em subornos com sua subsidiária nos EUA, através de pagamentos de agentes a autoridades governamentais na República Dominicana, Arábia Saudita e Moçambique.

Financial Times acrescenta que a empresa também é acusada de envolvimento em um esquema de propina na Índia para a venda de aviões militares para sua força aérea.

De acordo com um comunicado de imprensa das autoridades norte-americanas, a Embraer vai pagar uma multa de US $ 107 milhões para o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e mais de US $ 98m por transgredir a lei de valores mobiliários a Securities and Exchange Commission.

O noticiário afirma que a Embraer disse em um comunicado a imprensa que "lamenta profundamente" a conduta de seus funcionários e agentes.

As ações da empresa com sede em São Paulo fecharam em queda de 0,64 por cento.

"A empresa reconhece responsabilidade pela conduta de seus funcionários e agentes, de acordo com os fatos apurados no inquérito", disse a Embraer.

"Acreditamos que a Embraer reforça assim sua governança corporativa e controles internos", disse a agência de classificação de crédito Standard & Poors, destacando a força financeira da fabricante de aviões em um momento em que muitas empresas brasileiras estão lutando em meio a uma profunda recessão do país.

As autoridades brasileiras e norte-americanas anunciaram a investigação como um modelo de cooperação entre fronteiras, de acordo com a luta dos países latino-americano para mudar a cultura da corrupção.

O jornal Financial Times conclui mencionando que na semana passada, a polícia brasileira prendeu Eduardo Cunha, o ex-presidente da Câmara e um dos políticos mais influentes do país, por envolvimento no escândalo de corrupção na Petrobras.