ASSINE
search button

Policiais legislativos presos pela PF são liberados após depoimento

Compartilhar

Os três policiais legislativos presos temporariamente nesta sexta-feira (21) foram liberados após depoimento na Superintendência da PF em Brasília. Everton Taborda, Geraldo Cesar de Deus e Antonio Tavares foram presos junto com o diretor da Polícia do Senado, Pedro Ricardo Carvalho, que continua detido. Recai sobre Carvalho suspeitas de liderança nas ações investigadas pela Operação Métis.

A Operação investiga suposta varreduras de policiais legislativos em casas de parlamentares, para atrapalhar investigações da Operação Lava Jato.

O caso pôs em evidência o trabalho da Polícia Legislativa, responsável por fazer a segurança de parlamentares, prevenir e apurar infrações nas instalações pertencentes ao Congresso Nacional. O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que as varreduras “restringem-se a detecção de grampos ilegais, conforme previsto no regulamento interno”.

>> PF e Justiça estão convencidos de ação da Polícia Legislativa contra a Lava Jato

O diretor-geral da PF, Leonardo Daiello, frisou que a investigação não é sobre a varredura de grampos em parlamentares e sim sobre a obstrução de uma investigação federal. “O que foi investigado é o desvio de finalidade de quatro integrantes da polícia do Senado Federal que teriam utilizado as atribuições do senado com finalidade ilícita, a obstrução da Operação Lava Jato”.

A Polícia Federal, com apoio do Ministério Público Federal, deflagrou na manhã de sexta-feira (21) a Operação Métis, cumprindo nove mandados judiciais, todos em Brasília, sendo quatro de prisão temporária e cinco de busca e apreensão, um deles nas dependências da Polícia do Senado. Os mandados foram expedidos pela 10º Vara Federal do Distrito Federal.

>> Renan Calheiros defende Polícia Legislativa e independência dos poderes

>> PF prende policiais legislativos suspeitos de obstruir investigações da Lava Jato

>> MPF diz que varreduras da Polícia Legislativa são ilegais; senadores contestam

* Com Agência Brasil