ASSINE
search button

Brasília terá chuvas dentro da média histórica, diz Inmet

Compartilhar

O período de chuva demorou “um pouco”, mas já começou em Brasília, informou neste sábado (22) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A expectativa este ano para o Distrito Federal é um nível de chuva dentro da média histórica, o que deve contribuir para uma recomposição parcial dos reservatórios de água da região.

De acordo com a meteorologista do Inmet, Maria das Dores, as chuvas fortes registradas recentemente na capital federal não deverão continuar nos próximos dias. “Teremos chuva hoje, mas a tendência é que ela enfraqueça nos próximos dias e só volte a tomar fôlego a partir do dia 25 ou 26 de outubro. Mesmo assim a tendência é que sejam chuvas isoladas”, disse das Dores à Agência Brasil.

Segundo ela, o fato de o período de chuva ter iniciado com atraso não garante que vá chover mais ou menos, na comparação com os anos anteriores. “A expectativa de que neste ano chova dentro da média histórica. “O problema da reserva de água em Brasília não é desse ano. Vem de anos anteriores. Mas como vai chover dentro da média histórica, nossa expectativa é que haja uma recomposição parcial, e não total, do nível dos reservatórios”.

A meteorologista acrescenta que o período de chuva geralmente tem início na segunda quinzena de setembro ou início de outubro. “Em geral, a chuva é mais forte no início do período chuvoso devido ao calor e aos ventos com origem no Noroeste e no Norte. Ao chegarem na Região Centro-Oeste, a umidade trazida por esses ventos forma um corredor de chuvas”, acrescentou.