ASSINE
search button

'Le Monde': Lula, Dilma e Temer estão na mira da justiça

Reportagem observa que atual presidente e ex-presidentes vem sofrendo acusações

Compartilhar

Matéria publicada neste sábado (24) pelo jornal francês Le Monde conta desde sexta-feira (23) quando o Supremo Tribunal Federal aprovou uma investigação preliminar sobre acusações de Sergio Machado, ex-presidente da Transpetro, ao atual presidente Michel Temer, este se torna o terceiro presidente do Brasil, consecutivamente, após Lula e Dilma, a se tornar alvo da justiça. 

Le Monde afirma que o ex-presidente da Transpetro, subsidiária Petrobrás, empresa que seria o centro do maior escândalo de corrupção da história do Brasil, acusa Michel Temer de ter recebido propina em 2012 através de comissões ilegais. O juiz do Supremo Tribunal Teori Zavascki aprovou a abertura da investigação. Sergio Machado também delatou outras figuras públicas, incluindo o presidente do Senado, Renan Calheiros. 

> > Le Monde La Cour suprême brésilienne autorise une enquête sur le président Michel Temer

Michel Temer nega essas acusações

A reportagem do Monde diz que o presidente do Brasil Michel Temer negou as acusações de recebimento de propina através de corrupção da Petrobras para financiar campanha do seu partido.

Dependendo dos resultados da investigação, o promotor encarregado do caso pode intentar uma ação contra os líderes políticos mencionados. Michel Temer foi empossado oficialmente como presidente há três semanas, logo após o impeachment de Dilma Rousseff.