ASSINE
search button

Brasília volta a ter chuvas após quase um mês de estiagem

Compartilhar

Brasília voltou a ter chuvas neste sábado. O mau tempo pode trazer novas pancadas e trovoadas nos próximos dias, acabando com o clima seco e quente dos últimos meses. As chuvas que ocorreram nesta sexta-feira (23) no Distrito Federal chegaram a registrar 18 milímetros. Elas amenizaram os efeitos da seca e do calor.

Com fortes pancadas no início da tarde deste sábado (24), Brasília marcou nas últimas horas um índice pluviométrico de 13 milímetros, pondo fim a uma estiagem que já durava 21 dias, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Trânsito tumultuado

As chuvas de ontem chegaram a causar alagamentos em alguns pontos do Plano Piloto, tanto na Asa Sul como na Asa Norte, onde o trânsito ficou tumultuado, principalmente, no fim da tarde.

Para este domingo (25), domingo, e também para os próximos dias, a previsão é de chuvas e trovoadas em áreas isoladas do Distrito Federal. A temperatura deste sábado variou entre 17,1ºC e 27ºC. Já para amanhã, a previsão é de que a temperatura mínima seja de 14ºC e a máxima, 29ºC.

Conhecida pelo clima seco, a capital do país verá um aumento da umidade relativa do ar nos próximos dias. Amanhã, a expectativa é de que fique entre 40% e 90%, e na próxima segunda-feira (26), entre 45% e 95%.

Embora algumas regiões da capital federal tivessem registrado pancadas de chuvas no fim de agosto, o Centro-Oeste amargou mais de 90 dias sem chuvas significativas e com reservatórios abaixo da média, uma das causas do primeiro esquema de racionamento de água de Brasília .