ASSINE
search button

De guerrilheira à 1ª 'presidenta', reveja história de Dilma

Aos 68 anos de idade, Dilma estudou economia e tem uma filha

Compartilhar

Aos 68 anos, Dilma Rousseff tem um longo percurso político, apesar de o primeiro cargo executivo ocupado por ela ter sido a Presidência do Brasil, em 2010.    

Confira sua trajetória

1947 - Filha de um imigrante búlgaro, Dilma Vana Rousseff nasceu em 14 de dezembro em Belo Horizonte, Minas Gerais.    

Anos 1960 - Iniciou seu contato com a política aos 16 anos, quando entrou para a organização Revolucionária Marxista Política Operária (Polop), lutando contra a ditadura (1964-1985) e a favor de um governo socialista, nos moldes da Revolução Cubana (1959).    

1969 - Perseguida, Dilma viveu na clandestinidade, utilizando codinomes para não ser encontrada pelas forças de repressão aos opositores do regime militar. 

1970 - Foi presa e torturada pelo crime de "subversão".    

1973 - Retornou a Porto Alegre e reiniciou os estudos de Economia. 

1976 - Deu à luz Paula Rousseff Araújo, sua única filha, fruto do relacionamento com o advogado gaúcho Carlos Franklin Paixão de Araújo, seu colega na guerrilha.    

Final dos anos 1970 - Fez campanha pela Anistia Ampla Geral e Irrestrita. Nos anos seguintes, ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Rio Grande do Sul.    

1986 - Assumiu como Secretária da Fazenda da Prefeitura de Porto Alegre durante o mandato de Alceu Collares.    

1989 - Com a volta da Democracia, fez campanha primeiro pelo gaúcho Leonel Brizola e depois por Inácio Lula da Silva, seu futuro companheiro. 

1993 - Foi escolhida por Collares para chefiar a Secretaria de Energia, Minas e Comunicação do Rio Grande do Sul, cargo que ocuparia novamente no final dos anos 1990. 

2001 - Tornou-se membro do Partido dos Trabalhadores (PT). 

2003 -Foi chamada para liderar o Ministério de Minas e Energia após Lula se impressionar com seu trabalho em terras gaúchas.    

2005 - Depois o escândalo do Mensalão, Dilma foi escolhida para substituir José Dirceu no Ministério da Casa Civil, permanecendo no cargo até março de 2010, quando oficializou sua campanha pela Presidência da República. 

2010 - Foi indicada pelo presidente Lula para sucedê-lo, venceu as eleições e se tornou a primeira mulher na Presidência do Brasil. 

2014 - É reeleita com margem apertada de votos, batendo o senador Aécio Neves em segundo turno, após acirrada campanha eleitoral. 

2015 - Eleita com a promessa de dar continuidade aos programas sociais do PT, ela mudou o discurso após tomar posse, apontando na direção da austeridade. A atitude desagrada parte de seu eleitorado. 

2016 - Em março, governo Dilma foi alvo de maior protesto já registrado na dmeocracia brasileiros. Segundo dados da PM, 3,5 milhões de foram às ruas de cerca de 300 cidades em todo o país.    

Ainda em março, o anúncio de nomeação de Lula para a Casa Civil causou revolta. Com seu nome envolvido na Operação lava Jato, Lula receberia foro privilegiado com o cargo de ministro. O PMDB deixou a base governista e Dilma perdeu a maioria no Congresso.    

Em abril, com mais de 360 votos a favor, o processo de impeachment segue para o Senado Em 12 de maio, com 55 votos a favor e 22 contra, Senado instaura processo de impeachment e Dilma é afastada do cargo por até 180 dias.