ASSINE
search button

Violência faz Governo autorizar envio da Força Nacional para reforçar segurança no RS

Compartilhar

Após onda de violência que atinge há algumas semanas a Região Metropolitana de Porto Alegre, culminando no assassinato esta semana de Cristine Fonseca Fagundes, quando ia pegar o filho na escola, o Governo Federal autorizou o envio de militares da Força Nacional para reforçar a segurança no Estado do Rio Grande do Sul.

Cerca de 200 homens devem desembarcar no Rio Grande do Sul já neste fim de semana. Inicialmente, os miliares vão reforçar a segurança principalmente ao redor de presídios do Rio Grande do Sul, liberando assim o efetivo do Estado para  ampliar o patrulhamento em Porto Alegre e na Região Metropolitana. 

Após se reunir com o presidente interino Michel Temer, em Brasília, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori falou sobre o apoio do governo nas ações de segurança no estado, que podem se ampliar conforme a necessidade. 

"Será deslocado em uma primeira etapa um contingente da Força Nacional para auxiliar a Brigada Militar em Porto Alegre ou na Região Metropolitana. Esta será a primeira etapa  e depois virão outros momentos, nos quais nos iremos conversando." 

Ainda de acordo com José Ivo Sartori, na reunião, ele também pediu ajuda ao Governo Federal para a construção de um novo presídio Federal no Estado. 

"Solicitamos ainda armas, equipamentos, veículos e também um presídio Federal na capital ou para o Rio Grande do Sul para ampliar as ações que todos nós temos nesse campo da área da penitenciária e da segurança." 

De acordo com o Governo do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre deste ano em comparação ao primeiro semestre de 2015, o número de latrocínios, roubos seguidos de morte, teve um aumento de mais de 34% em Porto Alegre.