ASSINE
search button

Impeachment: sem começar a ouvir testemunhas, senadores fazem intervalo

Compartilhar

Após passar toda a manhã respondendo a questões de ordem de aliados da presidenta afastada Dilma Rousseff, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, que conduz o julgamento do impeachment suspendeu por volta das 12h50 os trabalhos.

A sessão será retomada às 14h com a participação da primeira das quatro testemunhas a serem ouvidas nesta quinta-feira (25). O procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio Marcelo de Oliveira, indicado pela acusação, foi autor do parecer do TCU que serviu de base para a reprovação das contas presidenciais de 2014. 

De acordo com ele, as práticas da abertura de créditos suplementares via decreto presidencial, sem autorização do Congresso Nacional, e as chamadas pedaladas fiscais continuaram a ser adotadas em 2015.

>> Acompanhe ao vivo

>> Lewandowski pede que senadores ajam com responsabilidade, isenção e cortesia

>> Presidente do STF nega pedidos de suspensão do processo de impeachment

Preocupados com a demora das oitivas, os senadores da base de apoio do governo interino de Michel Temer fizeram diversos apelos para maior celeridade da sessão. Os que apoiam a acusação firmaram um acordo para que somente os líderes de seus partidos façam perguntas às testemunhas. Assim, a lista de inscritos, que no início da manhã desta quinta-feira já tinha 29 nomes, deve ficar mais enxuta.

Na primeira etapa da sessão, todas as questões de ordem foram rejeitadas, inclusive a feita pelo advogado de Dilma, José Eduardo Cardozo, que afirma que novos fatos foram incluídos no processo na fase do Senado. Lewandowski decidiu deixar a cargo de cada senador, no momento dos discursos em que terão dez minutos para se manifestar, julgar o argumento da defesa.

Segundo o rito estabelecido por Lewandowski, o próximo intervalo da sessão será as 18h, também por uma hora. A partir daí, os trabalhos serão interrompidos a cada quarto horas.