ASSINE
search button

"The Telegraph": Lula recorre à ONU para evitar prisão na véspera da Olimpíada

Ele conta com o auxílio de Geoffrey Roberston QC, inglês especialista em direitos humanos

Compartilhar

O jornal inglês “The Telegraph” afirmou em reportagem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma petição para as Nações Unidas alegando abuso de direitos humanos pelo seu próprio país enquanto vive a expectativa de uma possível prisão por conta de acusações de corrupção na véspera dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O veículo explica que Lula tem créditos na conquista das Olimpíadas, mas que é apontado como suspeito na investigação da Operação Lava Jato. O ex-presidente pediu ajuda a Geoffrey Roberston QC, um grande defensor inglês dos direitos humanos.

Na quinta-feira de manhã, Robertson preencheu uma petição em Genebra detalhando a violação do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos e o abuso de poder do Juíz Sérgio Moro, que encabeça as investigações. Geoffrey disse ao jornal: "Lula está trazendo esse caso para a ONU porque ele não consegue justiça dentro do seu país.”

"Seus telefones estão grampeados, assim como os da sua família e advogados e as transcrições das gravações estão sendo publicadas por uma mídia hostil.” Ele ainda fala sobre Moro: “O juiz que vem invadindo sua privacidade pode o prender a qualquer momento e julgá-lo sem um júri.”

E o defensor conclui: “É importante lutar contra a corrupção, mas somente se for de forma justa.”

A Operação Lava Jato já fez mais de 30 mandatos de busca e apreensão e 11 detenções para interrogatório.

O Partido Trabalhista, do qual Lula e Dilma Rousseff – que está sofrendo um processo de impeachment - fazem parte, está sendo acusado de financiar suas campanhas e gastos através de dinheiro corrupto.  

Tanto Lula, quanto Dilma não vão participar da cerimônias de abertura das Olimpíadas.

>> Leia a matéria na íntegra