ASSINE
search button

Rodrigo Maia não vai desarquivar CPI para investigar BTG Pactual

Banco de André Esteves é um dos maiores financiadores de campanha de 2014

Compartilhar

Cobrado a colocar em votação um recurso pela instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do BTG Pactual, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), não vai ceder aos apelos e a investigação contra o banco de André Esteves continuará arquivada. A CPI havia sido barrada pelo então presidente interino da Casa, deputado Waldir Maranhão (PP-MA). A informação é da coluna de Lauro Jardim, no Globo.

No final do ano passado, diversos parlamentares assinaram requerimento para pressionar pela abertura da CPI. Às vésperas de Maranhão arquivar a investigação, porém, parlamentares que apoiavam a instalação da comissão na Câmara decidiram retirar suas assinaturas do requerimento que colaborou para que a investigação fosse iniciada. O BTG Pactual é um dos maiores doadores de campanha eleitoral de 2014. O banco de André Esteves doou mais de R$ 30 milhões, ficando atrás apenas do Bradesco na lista de maiores financiadores de candidatos.

André Esteves foi preso pela Polícia Federal no fim do ano passado, após suspeitas de ter agido para obstruir uma investigação sobre possíveis subornos apurados pela operação Lava Jato. O banqueiro bilionário foi solto por decisão do Supremo Tribunal, mas o Ministério Público Federal reiterou a denúncia contra Esteves.

>> Ex-ministro Nelson Jobim se torna sócio e membro do conselho do BTG