ASSINE
search button

Jovem sofre estupro coletivo no interior paulista

Compartilhar

Uma mulher de 18 anos foi estuprada por três rapazes na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, no último sábado (23). A vítima foi ouvida pela Polícia Civil, mas ainda os suspeitos pelo crime ainda não foram identificados.

A jovem foi abordada por cinco homens quando esperava o ônibus no ponto, voltando de uma festa, no sábado à noite. Eles estavam em um veículo de modelo Civic, na cor prata. Segundo depoimento à delegada Meirelene Castro Rodrigues, da Delegacia de Defesa da Mulher em Araraquara, a vítima disse que foi levada para um matagal, mas não soube especificar a localização. A jovem foi estuprada por três dos cinco homens.

Os agressores a deixaram no local. A vítima conseguiu chegar a um ponto de ônibus próximo e retornar para sua casa. Na mesma noite, ela foi levada pela mãe a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e foi encaminhada para o Hospital Gota de Leite, onde passou por exames ginecológicos e tomou remédios para evitar doenças sexualmente transmissíveis.

O hospital avisou a Polícia Militar, que registrou boletim de ocorrência, o que possibilitou à Delegacia de Defesa da Mulher encontrar a vítima e começar a investigação do caso. A delegada  explicou que, na segunda-feira (25), entrou em contato com a vítima, que estava muito nervosa. Seu depoimento foi colhido e foi feito exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), que confirmou o estupro.

Hoje ela foi ouvida novamente e conseguiu relatar os fatos com mais clareza. Até o momento, não há testemunhas e nem suspeitos, informou a delegada.

A quatro paredes

O número de estupros tiveram alta no estado de São Paulo nos seis primeiros meses do ano, em comparação com igual período do ano passado. Os estupros aumentaram 4,5% no semestre, passando de 4.532 casos em 2015 para 4.736, em 2016. Apenas em junho o crescimento foi  19,09%.

O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, disse não saber a razão da alta dos crimes de estupro no estado.

“Já me fizeram essa pergunta, e eu já disse que, a partir de agora, eu vou adotar a conduta de todo mundo que não sabe qual a razão, e fala: não sei qual é a razão. E eu não sei dizer qual é a razão, não sei qual são as causas do aumento do número de estupros”, disse na última segunda-feira (25) em entrevista coletiva na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), onde os dados criminais do estado foram divulgados.

Questionado se a falta de conhecimento das causas não prejudica o combate e a prevenção aos estupros, Barbosa disse ser muito difícil uma ação preventiva contra esse tipo de crime porque ele é cometido “a quatro paredes”.

“Os dados, estatísticas, mostram que até 81% dos crimes de estupros acontecem entre pessoas que se relacionam. Ou na relação afetiva, ou de amizade, ou de parentesco. A grande massa desses crimes é muito difícil de você evitar porque ele é cometido ali, a quatro paredes”, disse.