ASSINE
search button

Ibope: 60% acreditam que Olimpíada vai trazer mais prejuízos do que benefícios

Compartilhar

Pesquisa do Ibope que mediu o sentimento da população em relação aos Jogos 2016 apontou que 60% dos brasileiros esperam mais prejuízos do que benefícios com a Olimpíada. O número contrasta com o apurado em relação à Copa do Mundo, quando 40% eram os mais pessimistas em relação ao legado do evento. Os dados foram divulgados pelo jornal Estado de S. Paulo nesta quarta-feira (27)

A baixa expectativa, inclusive, é vista de forma parecida independente de escolaridade, renda e sexo. Apenas o recorte regional apontou diferenças significativas. Nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, 52% dos moradores acham que o evento vai trazer mais prejuízos, número que sobe para 66% nas regiões Sul e Sudeste.

“As pessoas estão preocupadas com a imagem do País no exterior. Na Copa, se a organização não tivesse funcionado e o Brasil tivesse sido campeão, ninguém estaria nem aí. Mas na Olimpíada não é assim”, disse Márcia Cavallari, CEO do Ibope Inteligência, ao jornal paulista. “A percepção de benefício para o País é bem menor do que na Copa, que envolveu várias cidades, completou.

A pesquisa também se preocupou em apontar a seguinte questão aos entrevistados: "O que é mais importante para você? Que o Brasil seja campeão / fique bem posicionado no quadro de medalhas, ou que a organização do evento seja um sucesso?" Neste caso, 59% disseram que preferem que a organização seja um sucesso, contra 31% que estão mais preocupados com a conquista de medalhas. 

Em 2014, antes da Copa do Mundo começar, 51% dos brasileiros diziam que o mais importante era que o Brasil saísse campeão e apenas 24% colocavam a organização do evento no topo das prioridades. 

Outra preocupação do Ibope foi medir a "temperatura" do humor dos brasileiros. O instituto de pesquisa apresentou uma escala do “gelado” a “fervendo” a cada entrevistado, para que apontassem o nível de empolgação com as competições. Quanto mais quente, maior o interesse pelo início das disputas. 

O resultado ficou equilibrado, com 48% apontando sentimentos “frios”, contra 47% com sentimentos “quentes” em relação à Olimpíada -- mesmo número dentro da margem de erro. Antes da Copa do Mundo, 58% dos entrevistados estavam “quentes” e 39% “frios” em relação à competição de futebol.

No recorte por região, 15% dos entrevistados nas regiões Norte e Centro-Oeste estão “gelados” em relação à Olimpíada, enquanto no Sudeste o número sobe para 30%.